segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FALANDO SOBRE SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE, HUMANIDADE

Tem exatos dois meses minha última postagem. Por coincidência hoje, 22 de novembro volto a escrever. Tenho a dizer que não foi proposital, estou em Belo Horizonte a trabalho e consegui parar um pouco pra colocar minhas leituras em dia, resolvi olhar meu Blog, os Blogs que sigo... e me deparei em especial com um que sempre me engrandesse muito. É o Blog de uma jovem, a Larissa, que além de linda (em todos os sentidos), passa sempre uma força, uma alegria, uma intensidade, uma disposição para enfrentar as adversidades da vida. Ela faz tratamento de saúde, tem Linfoma e mesmo com esse problema, agente não fica triste acompanhando o diário da Larissa, pelo contrári é sempre um aprendizado novo, uma palavra de ânimo pra gente seguir o caminho vencendo os atropelos. Tem tanta coisa que fica pequena perto da alegria de viver dessa moça!

Pelo próprio problema que ela enfrenta, está sempre se referindo a campanha de doação de medula óssea, até mesmo porque ao estar conectada com outras pessoas que passam por problemas dessa natureza, ela acaba levantando a bandeira da campanha preocupada com as outras pessoas que necessitam dessa esperança para continuar vivendo. E não é um discurso piegas, como um melodrama choroso, é motivador. Me motivou também o fato de que ela está sempre presente, contando suas experiências, sempre com bom humor, mesmo quando posta momento de desabafo, falando das dores que está sentindo ou de algum procedimento médico, não agradável. Assim me senti preguiçosa, acomodada e porque não dizer desorganizada com meus horários e afazeres. É aquela velha história que muitas vezes é difícil de admitirmos: tempo é administração, se temos mais ou menos, depende da nossa disposição para assim organizarmos, para estabelecermos as nossas prioridades.

Sobre a questão da doação de medula óssea, deixei até um comentário numa das postagens da Larissa, onde destaco que pra quem mora no interior, como eu moro, fica a expectativa de que essas coisas estão distantes de nós. Carece de um trabalho mais efetivo, que seja mais esclarecedor procurando facilitar o acesso as pessoas que foram sensibilizadas e interessarem em ser doadoras. Percebo, quando falo com as pessoas sobre esse assunto, que existem muitas dúvidas (quem pode doar, com qual idade, quais as condições, como é, se dói, etc.), quando agente esclarece e elas peguntam como fazem para doar e recebem como resposta que precisam buscar um Hemocentro numa cidade mais próxima que assim o tenha, as pessoas respondem que vão ver... Penso que poderiam os Homocentros pensarem numa campanha integrada com a campanha de doação de sangue, onde enviam suas equipes as cidades do interior.

No momento, infelizmente eu não posso doar, faço controle de anemia e estou com as taxas de hematrócitos baixa, mas posso falar sobre isso com as pessoas, posso tentar informar quem ainda não sabe como fazer e como é, posso ajudar a vencer os mitos, mas principalmente, quero fazer isso com o mesmo espírito da Larissa, sem tristeza, sem peso, sem rancor, com fé, esperança, bom humor, muito amor pela vida e pelas pessoas. 
Que assim prevaleça, o espírito de SOLIDARIEDADE, de FRATERNIDADE e de HUMANIDADE

Para mais informações: 
INCA  
www.inca.gov.br
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=259



http://www.abrale.org.br/
http://www.drauziovarella.com.br/
http://ameo.org.br/

Para quem quer conhecer um pouco da Larissa:

Guerreira de Holdgkin

http://lariimendonca.blogspot.com