quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SOCIEDADE, TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO

É comum hoje em dia quando falamos da escola, elencarmos problemas como: "escolas em áreas de vulnerabilidade social; professores desestimulados; alunos desinteressados; violência na escola; público diverso e a necessidade de saber lidar com essa diversidade no ambiente escolar; resultados insatisfatórios no rendimento escolar; índices consideráveis de repetência; abandono escolar, entre outros". Diante desse ‘muro de lamentações’ ficam no ar os questionamentos: como a escola responde a esse mundo de diversidade (?), como a escola corresponde a sociedade atual (?), quais as palavras que poderíamos associar a escola que expressasse seu significado na nossa sociedade (?).

Abrindo as postagens deste Blog no ano de 2013, trago as providenciais contribuições do Professor Rubem Barboza Filho (2012) para essas questões que tanto nos inquietam. O texto propõe uma reflexão histórica sobre o que nos constituiu enquanto sociedade e indivíduosAo passearmos rapidamente por nossa história, provocando reflexões sobre nossa cultura e tradições e a construção de nossos ideários, significados e referências, temos a linguagem como representação de um povo, como a própria razão desse povo, pois a língua está presente em tudo, na palavra, nos gestos, nas ações, etc. Barboza Filho ressalta que a verdade sai do campo dogmático e vai para o campo da linguagem e que toda língua tem seus espaços de razões, sendo que quem cria a língua, um ‘jogo de linguagem’ é a experiência concreta da sociedade, de seu povo. Mas o autor também nos lembra que a língua não é só o território da liberdade, ela é também o território da tradição e precisamos conhecer e dominar a sua tradição para podermos realizar os diferentes jogos de linguagem.

Observando os conjuntos específicos de formas de vida que estão presentes na nossa linguagem e considerando a sociologia, podemos destacar três linguagens: a linguagem dos interesses, da razão e dos afetos. (CONTINUAR LENDO)

Nenhum comentário: