SOBRE A AUTORA

Meu nome é Claudia Conte dos Anjos Lacerda, sou Professora de Educação Básica e Especialista da Educação / Supervisora Pedagógica, atuando na Rede Pública de Ensino (Estadual e Municipal) ao longo de 37 anos. Atualmente estou como Supervisora Pedagógica na Escola Municipal "Osmar Lacerda França", no Bairro São Cristóvão, mesmo bairro em que resido, na cidade de Leopoldina, MG, situada da Zona da Mata Mineira, com estimativa de 52.587 habitantes (IBGE, 2019).

Tenho Mestrado Profissional em "Gestão e Avaliação da Educação Pública" pelo CAEd/UFJF e formação em Pedagogia e Supervisão Escolar com Especialização em Educação Inclusiva e em Religiosidades Afro-Brasileiras: Política de Igualdade Racial em Ambiente Escolar pela UFJF. Também formação em nível técnico em Música e Educação Artística. Junto a UEMG Leopoldina, venho atuando como pesquisadora convidada e também, na Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, junto a OAB MG e também atuei em projetos de extensão e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência / PIBID-CAPES, no curso de Pedagogia.

Sou muito grata pelos 37 anos de carreira na Educação, onde tenho atuado como Professora, no Ensino Regular e em Escola Especial - APAE de Leopoldina, onde fui Articuladora de Arte, e dos Programas de Educação Profissional e Autodefensoria, atuando junto a mais de vinte APAEs da região. No Conservatório Estadual de Música Lia Salgado de Leopoldina, em 18 anos, atuei como professora, Vice-diretora, musicista, participando de corais, conjuntos instrumentais e diversos projetos artísticos/musicais e na Escola Estadual Enéas França, foram 8 anos como Professora, onde tive a oportunidade de alfabetizar, auxiliar demais professores e contar muitas histórias, reativando a Biblioteca Escolar Ivan Vasconcelos, instalada a 42 anos e nesta escola, encerrei minha carreira no Estado de Minas Gerais, como Diretora da escola, afastando para aposentar (2020). Também tive a oportunidade de atuar como professora de Prática de Ensino e Tecnologias Aplicadas a Educação, no curso de Licenciatura em Música, na UninCor/Leopoldina. E por nove anos (de 2003 a 2012), exerci a função de Diretora Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina - SEE/MG, atuando em dez municípios da região.

Desde muito cedo minha inquietação me levou ao envolvimento na área social e cultural. Fiz parte do Movimento Cultural Leopoldinense (MCL), na década de 1980 e também formamos um grupo e teatro, o "Tapa Na Careta", que se apresentou em Leopoldina, distritos e cidades próximas. Nessa mesma época iniciei trabalhos voluntários na área da Educação, em bairro de vulnerabilidade social e tive a grata satisfação, de aprender a enfrentar os desafios nessa área como uma pessoa muito especial, Dona Sônia Marino, a quem presto minha vênia e eterna admiração, aprendi muito com ela!!! Sonhamos juntos, em meio a tantas dificuldades e pouca estrutura social, para o "fazer". Não tínhamos Estatuto da Criança e do Adolescente, não tínhamos SUS, nem SUAS... Mas muita vontade de fazer pelo outro, de cuidar das crianças e jovens. 

Depois da Constituição de 1988, trazendo conquistas fundamentais na garantia dos direitos e proteção social, em 1990 passou a vigorar o Estatuto da Criança e do Adolescente e com ele os demais dispositivos na garantia de direitos das crianças e adolescentes, trazendo a atuação dos Conselhos Municipais dos Diretos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e eu, tive a grata oportunidade de presidir o CMDCA de Leopoldina por dois mandatos e depois como Vice-presidente, nestes tempos, fundamos o Conselho Tutelar de Leopoldina, garantimos a regularização da função de Conselheiro Tutelar em Lei Municipal, organizamos o primeiro processo democrático de escolha de Conselheiros Tutelares e fundamos a Casa Lar de Apoio a Criança e ao Adolescente do nosso Município. Essas ações só foram possíveis porque sempre tivemos pessoas disponíveis, que não desistiram e que sempre acreditaram nas possibilidades e capacidades dos que precisavam de nós e dos que se achegavam para colaborar. Sou muito agradecida por toda essa experiência em minha vida, muito!! Sou o que sou porque todas as pessoas que caminharam comigo me fizeram assim ser, fizeram parte do que me constituiu enquanto ser humano.

Nasci em 1966 e tenho até aqui, 56 anos de caminhada nesta Terra, neste Tempo, sou mãe de uma filha e dois filhos e tenho uma neta que vi crescer nessa última década. Sou Cristã e Sacerdotisa de Umbanda, com raízes ritualísticas Afro-Brasileiras, dirigindo uma Casa religiosa universalista (Casa Amigos da Paz - Comunidade Espiritualista Legião Azul), que respeita a Ancestralidade, Origem e Crença de cada pessoa, que professa como Comunidade de Fé, acima de qualquer coisa, a bandeira branca da Paz, da União Fraterna entre as Pessoas, do respeito a Natureza, ao nosso Planeta como Morada Sagrada, do Amor Incondicional ao Próximo, do Respeito a Diversidade e a Inclusão de todas as pessoas na garantia dos Direitos Humanos Universais e tenho muitas filahs e filhos espirituais.

Muitas ideias, propostas e desafios aqui serão registrados...

Temos muito a conversar!