domingo, 1 de julho de 2012

SEMINÁRIO NA UEMG LEOPOLDINA

Na segunda-feira, dia 25 de junho próximo, tive a oportunidade de participar do “II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE PEDAGOGIA” da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Leopoldina (UEMG Leopoldina). O evento que teve a coordenação geral do Prof.Dr. David F. Bomfin, foi organizado pelos alunos do 3º período do curso, responsáveis também pelas apresentações de trabalho do Seminário. Também participaram do evento os professores do 3º e 1º período, bem como, os alunos do 1º período que ficaram incumbidos de relatar, ao final das apresentações dos colegas, os destaques dos temas apresentados.
Com o tema: “OBSERVAÇÃO SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR”, os alunos desenvolveram uma pesquisa, a partir de observação direta em escolas pré-selecionadas. Cada observação partiu de uma das dimensões relacionadas as disciplinas do curso, envolvendo assim, todos os professores do curso, numa proposta interdisciplinar de trabalho.
A abertura ficou a cargo da Diretora da Instituição, ProfªDrª Beatriz Bento de Souza, que ressaltou os pressupostos básicos da proposta pedagógica do curso de pedagogia da UEMG Leopoldina, lembrando a importância de desenvolver conjuntamente a prática e a práxis pedagógica, aliando epistemologia a experiência pragmática.

A mim foi delegada a tarefa de proferir a palestra de abertura do evento, como o tema “COTIDIANO ESCOLAR” e, confirmando as dimensões ressaltadas pela Drª Beatriz, o tema foi abordado nas dimensões filosófica, sociológica e pedagógica, ‘provocando’ os presentes a uma reflexão sobre o cotidiano e cultura escolar em consonância com as teorias organizacionais. Pensar de forma sistêmica, uma instituição tão complexa quanto a escola, é estratégia que ajuda na compreensão da nossa própria complexidade enquanto sujeitos de nossa própria história, que produz cultura, ao mesmo tempo que é produzido pelas culturas institucionais e individuais de todos que conosco integram o grupo social. Na educação, enquanto processo de produção humana, lembramos a metáfora da ‘teia de aranha’: tecemos a teia, ao mesmo tempo que dependemos dela para sobrevivermos (LARA, 1998)¹, “não somos do grupo, somos o grupo” (g/n).
Meus cumprimentos a Equipe da UEMG Leopoldina, seus alunos, professores e gestores. Em especial, meus cumprimentos ao Prof. David Bomfin, pela feliz idéia, que com certeza, abriu com louvor as portas da pesquisa acadêmica aos alunos.

_______________________________________________________
¹ LARA, Tiago Adão. A escola que não tive... O professor que não fui: temas de filosofia da educação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1998.

Nenhum comentário: